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A percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS) ExtensaoRural
Souza, Celso Correia de; Gabriel, Rafael; Reis Neto, José Fransisco dos; Frainer, Daniel Massen.
Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS). Uma amostra aleatória de 400 indivíduos da cidade foi investigada, em lugares perto de pontos de venda de carne suína fresca. Foram realizadas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas concluindo que 76,75% da população consumiam carne suína fresca. Destes, 49% consumiram pelo menos uma vez por semana. O preço não influenciava a frequência de consumo de carne suína, mas a facilidade de preparação, principalmente, em relação às mulheres que têm pouco tempo para fazer as refeições em casa. Além disso, oferecendo uma maior variedade de cortes poderia trazer um aumento na frequência de consumo desta...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carne gorda; Comportamento do consumidor; Risco à saúde; Saúde animal..
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/21488
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA LADDERING AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Sette, Ricardo de Souza; Pimenta, Marcio Lopes.
O crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos nos últimos dez anos tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho tem por objetivo descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, sendo que, para a coleta, análise e interpretação dos dados, utilizou-se a...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Comportamento do consumidor; Varejo; Valores; Cadeia de meios e fins; Laddering; Organic food; Consumer behavior; Retail; Values; Means end chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109669
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Comportamento do consumidor português de vinho biológico Rev. Econ. Sociol. Rural
Moya,Keylor Villalobos; Lucas,Maria Raquel.
Resumo: Embora nos últimos anos o vinho biológico tenha evoluído de forma positiva na produção e no consumo, devido a uma maior preocupação e consciência ambiental e com a saúde, continua a ser uma atividade económica em Portugal com um mercado muito reduzido, em comparação com outros países da União Europeia e com outros produtos biológicos de origem agroalimentar. Daí que o propósito do presente estudo tenha sido o de analisar o comportamento do consumidor em relação ao vinho biológico, testando variáveis como a perceção dos atributos do vinho biológico, o estilo de vida e a consciência com a saúde e a sensibilidade ao preço, para perceber a relação entre a atitude e a intenção de compra, consumo e recomendação de um vinho biológico. A metodologia...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Fatores influenciadores; Perfil do consumidor; Vinho biológico.
Ano: 2021 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000100211
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Fatores estratégicos explorados pelas empresas processadoras de lácteos para inserir-se no mercado de bebidas à base de soja Ciência Rural
Rosa,Nadir Paula da; Révillion,Jean Philippe Palma.
Esta pesquisa pretende caracterizar e compreender a inter-relação entre fatores de natureza mercadológica e competitiva, considerados pelos gestores de empresas brasileiras processadoras de lácteos para se inserir no mercado de bebidas à base de soja. O método utilizado foi o de estudo multi-caso, aplicando como técnicas de pesquisa: i) coleta de dados secundários; ii) entrevistas com tomadores de decisão em duas empresas brasileiras, que atuam no setor lácteo e que estão se inserindo no mercado de bebidas à base de soja; iii) entrevistas com especialistas do setor lácteo; iv) grupos focais com consumidores representantes de segmentos-alvo do mercado de bebidas à base de soja. Os resultados revelam que as empresas estudadas perceberam o mercado de bebidas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Fatores competitivos e estratégicos; Setor lácteo; Bebidas à base de soja; Comportamento do consumidor.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000600030
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INFORMAÇÃO NUTRICIONAL EM RESTAURANTES: UM ESTUDO MULTICASO EM CAMPO GRANDE/MS AgEcon
Spanhol, Caroline Pauletto; Sauer, Leandro; Souza, Juliana Machado De; Yamamoto, Viviane Suemi; Suarzemin, Rafael Blasques.
O aumento do consumo de alimentos teve um grande aumento nos últimos anos, conforme Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). As informações passam a ser uma ferramenta de auxilio aos indivíduos na escolha de suas refeições (fora de casa). O objetivo principal do presente estudo é analisar a disponibilidade de informações nutricionais. Especificamente, retende-se: a) averiguar as bases legais em relação à informação em restaurantes comerciais sobre as características dos alimentos; b) analisar sua importância para os consumidores; c) verificar se a informação nutricional influencia no processo de escolha dos restaurantes; e d) verificar os benefícios e obstáculos para oferecer a informação nutricional necessária aos consumidores. Os procedimentos...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Assimetria de informações; Segurança alimentar; Restaurantes; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/114173
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Mercado consumidor de carne suína e derivados em Belo Horizonte Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Faria,I.G.; Ferreira,J.M.; Garcia,S.K..
Avaliou-se o comportamento do mercado consumidor de carne suína e seus derivados em Belo Horizonte. Foram entrevistados 401 consumidores, homens e mulheres, maiores de 19 anos de idade, mantendo-se a proporcionalidade observada no censo populacional. Além de sexo e faixa etária, escolaridade, ocupação e renda familiar foram levantadas para compor os fatores condicionantes da pesquisa. A carne suína in natura é consumida até três vezes por semana pela maioria da população (61,6%), em função de seu sabor e versatilidade. A compra costuma ser feita num mesmo estabelecimento comercial, sendo preferidos os cortes feitos na hora. O consumo de derivados da carne suína é maior que o da carne in natura em razão da grande variedade de produtos. Os consumidores...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carne suína; Comportamento do consumidor.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352006000200014
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Percepção dos consumidores sobre o bem-estar dos animais de produção em Fortaleza, Ceará Rev. Ciênc. Agron.
Queiroz,Marília Lessa de Vasconcelos; Barbosa Filho,José Antonio Delfino; Albiero,Daniel; Brasil,Daniel de Freitas; Melo,Rafaela Paula.
A preocupação com o bem-estar dos animais de produção tem sido muito debatida no meio acadêmico. Contudo, para que o bem-estar animal seja aplicado amplamente nas propriedades rurais é necessário que haja demanda dos consumidores por este produto diferenciado. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos consumidores de produtos de origem animal, de Fortaleza, Ceará, sobre o bem-estar dos animais de produção e sua disposição em pagar por produtos que levem em consideração as questões do bem-estar animal. Para tanto, foi aplicado um questionário, contendo dez questões a respeito do tema bem-estar animal, a um total de 216 entrevistados, escolhidos de forma aleatória, levando-se em consideração o sexo, a faixa...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Alimentos de origem animal; Certificação de qualidade; Comportamento do consumidor.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902014000200020
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Segmentos de preferências na aquisição da carne bovina Rev. Econ. Sociol. Rural
Groot,Etiénne.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar as preferências dos consumidores pelos principais atributos envolvidos no processo de compra da carne bovina, em Dracena-SP. Assim, foram realizadas 166 entrevistas nas vias públicas da cidade, em julho e agosto de 2017. Para as entrevistas, empregou-se um questionário estruturado. As preferências médias foram determinadas por regressão logística multinomial e os segmentos de mercado foram estimados através da análise de classes latentes. Os resultados mostram que o atributo mais importante no processo da compra da carne bovina é a sua aparência e este é seguido pela data de validade presente na embalagem e o frescor da carne. Apurou-se que existem cinco segmentos de mercado. O maior, que engloba 31,3% dos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Atributos; Classes latentes; Experimento de escolha discreta; Comportamento do consumidor.
Ano: 2021 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000200200
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